O conceito
A igualdade de género constitui uma equidade de direitos, de oportunidades e de liberdades, com o intuito de proporcionar o reconhecimento, a valorização e a participação ativa dos dois géneros na vida pública e privada, de uma forma equitativa. Trata-se, portanto, de um direito consagrado, essencial do ponto de vista humano para um pleno progresso da sociedade, por ter a capacidade de promover a participação das pessoas, não obstante o seu género.
A importância da sua implementação nas empresas
Em contexto empresarial, o Plano para a Igualdade apresenta-se como um instrumento orientador fundamental para as próprias Organizações, sobretudo no apoio que lhes confere no diagnóstico prévio de eventuais diferenças existentes, perspetivando a implementação da igualdade tanto no tratamento como nas oportunidades, independentemente do género.
Do ponto de vista da regulamentação, a Resolução do Conselho de Ministros n.º 19 de 8 de março de 2012, veio estabelecer, numa primeira fase, a obrigatoriedade de implementação de um plano para a igualdade em todo o setor empresarial do Estado, focado não apenas na igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens, mas também com o objetivo de suprimir as discriminações e, consequentemente, facilitar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Numa segunda fase, esta obrigatoriedade foi alargada às empresas cotadas em bolsa, através da Lei n.º 62, de 1 de agosto de 2017 e pelo disposto no artigo 3º do Despacho Normativo n.º 18, de 21 de junho de 2019, documentos estes que determinam um regime de representação equitativa entre géneros nos diferentes órgãos das empresas, através do dever de elaboração e afixação de planos anuais para a promoção da igualdade entre mulheres e homens.
Um selo diferenciador da qualidade da empresa
Para o restante tecido empresarial, não sendo de caráter obrigatório, a implementação de um Plano de Igualdade assume-se, definitivamente, como um distintivo diferenciador da qualidade e planeamento das próprias empresas. Por conseguinte, assumindo também a relevância do seu contributo para uma sociedade mais inclusiva e democrática, assim como a importância da diversidade, particularmente no que ao género diz respeito, e sustentando ainda a harmonia e a evolução dos seus negócios, a Crius Consulting dedica parte da sua atividade a esta temática, ao promover, de per si, uma representatividade semelhante de homens e de mulheres, nomeadamente nos cargos de liderança.
Fazemo-lo por si
Conscientes das dificuldades inerentes à implementação desta ferramenta decisiva e diferenciadora, a Crius Consulting compromete-se a colaborar com todas as empresas que pretendam ostentar este carimbo promotor da qualidade do serviço que prestam, através do diagnóstico, estruturação, implementação, monitorização e permanentes ações de melhoria dos procedimentos adotados.
Fale connosco e promova, desde já, a diferenciação da sua empresa!