QUALIDADE E CERTIFICAÇÃO

O que é?
A certificação da qualidade das empresas é um procedimento fundamental para o desenvolvimento dos seus produtos e dos seus serviços, dado que apoia as próprias organizações a melhorar os seus métodos internos, a reduzir eventuais riscos, a aumentar a satisfação dos clientes e a abrir novas oportunidades de negócio. Para além disso, poderá ser um fator diferenciador e decisivo no momento da escolha de um fornecedor ou parceiro comercial. Para obter a certificação, as entidades necessitam de passar por um processo de auditoria externa, realizada por uma empresa certificada para o efeito. Este procedimento envolve uma avaliação formal e rigorosa dos processos internos, documentação, práticas de gestão de risco e a respetiva conformidade com as normas aplicáveis, como a ISO 9001:2015.

 

Em que consiste a ISO 9001:2015?
A ISO 9001: 2015 é uma normativa internacional que estabelece os requisitos para a gestão da qualidade nas empresas, sendo, de resto, reconhecida internacionalmente como uma certificação demonstrativa da qualidade de uma organização. Foi publicada em setembro de 2015 e substitui a anterior versão, a Norma ISO 9001: 2008.

Foca-se na melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade, recomendando às organizações a implementação de processos que promovam o desenvolvimento das suas atividades, podendo garantir, desta forma, a satisfação do cliente e o cumprimento de todos os requisitos normativos. Além disso, a Norma ISO 9001: 2015 centra-se também na gestão de riscos, implicando as empresas na identificação de eventuais riscos que possam afetar o seu normal desempenho e, consequentemente, a tomar medidas para reduzi-los ou, mesmo, eliminá-los. Tem ainda a vantagem de ser aplicável a qualquer empresa, independentemente da sua dimensão ou setor de atividade.

Com efeito, as empresas que certifiquem o seu sistema de gestão da qualidade através desta Norma demonstram um total compromisso com a melhoria contínua dos seus processos e com a satisfação dos seus clientes.

 

Quais os benefícios de resultam da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na sua empresa?
As vantagens das empresas incluírem um SGQ são:
• Melhoria da qualidade do produto ou serviço;
• Aumento da satisfação do cliente;
• Redução de custos e desperdícios;
• Aumento da eficiência e eficácia dos processos de negócios;
• Melhoria da reputação e imagem da empresa;
• Conformidade legal e regulatória;
• Prevenção de problemas e correção mais rápida de problemas quando ocorrem;
• Manutenção de um ambiente de trabalho seguro e saudável.

 

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